segunda-feira, 4 de julho de 2011

A VESTE

Col. 3.12-14 “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoi-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoi-vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição”.

Estaremos falando hoje sobre as vestes, As vestes não só cumpre o papel de cobrir o corpo, como também o descobre, revelando o estado de espírito, daquele ou daquela que as usa. Ex.; conhecemos o mendigo, a donzela, a prostituta, o ministro de estado, por suas vestes.

O inicio do uso das vestes

Gn. 3.7-10 “Abriram-se, então, os olhos de ambos e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo e, me escondi.”

O pecado obscureceu a mente humana, sua consciência ficou manchada, deformada, logo seu pensar e agir difere por completo do seu Criador, fugir, se esconder, sair andando sem rumo, fica sendo uma saída, sem, contudo exterminar o problema, não é de admirar o porquê da correria em que vivemos não queremos parar e pensar queremos terminar o trabalho e sair, ir ao barzinho, isto aconteceu com o casal, buscaram esconder-se, tapar a sua nudez agindo com as próprias forças crendo no seu braço forte, mas não eram os seus corpos que precisavam de vestes, e sim a suas consciências, pois haviam quebrado a aliança com Deus, e agora não conseguem mais ter comunhão com o Eterno, igualmente quando o marido trai a esposa, não consegue mais olhar no rosto, e nem almoçar na mesma mesa da família, precisa sair muitas vezes irritado, porque quebrou a aliança maculou o leito conjugal esta manchado pelo pecado do adultério.

Veste de folha de figueira representa nossa própria justiça, nos justificando, nossa independência, nosso orgulho, nosso egoísmo, nossa desobediência, nosso desprezo pelo Salvador, Ora diz a bíblia diz em

Is. 64.6 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo de imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.”

O texto bíblico fala por si, necessitamos de alguém que nos justifique, pois a nossa justiça é como um trapo de imundícia, e este Alguém é o Senhor Jesus Cristo.

Gn. 3.21 “Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.”

Quando o Senhor sacrificou o primeiro animal, derramando assim o sangue para cobrir o pecado do casal, já estava falando que o Seu único Filho também seria entregue como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Amor assim não encontramos nada igual a este Amor tão nobre infinitamente grande, não temos condição de medir, ficamos constrangidos, Amor que não espera nada, é uma entrega sem reservas, o Filho de Deus morrendo numa cruz, para nos livrar da maldição eterna, da morte eterna, realmente são atitude que não se espera de homem, mas somente de Deus”.

As vestes que o Senhor prepara para nós tem como fundamento a Justiça Divina, é necessário o derramamento de sangue para nos justificar, então recebemos do Senhor a Graça da eleição a qual nos reveste de um homem novo com a natureza Divina, e com este poder desfazemos da antiga natureza.

JUSTIÇA PRÓPRIA

Da igreja arrogante Apo. 3.17-18 “Estou rico e abastado não preciso de coisa alguma.... Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.”

Confiante em si mesma que olha para sua riqueza naquilo que é transitório, o apostolo Paulo nos alerta em

2Cor. 4.18 “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”

A riqueza deste mundo nos atrai, a ponto de ficarmos possuídos por essa ilusão, achamos que elas são eternas e as espirituais são ilusão,mas se nós entrássemos numa máquina do tempo como nos filmes de ficção viríamos à traça a ferrugem corroerem os bens materiais que tanto amamos aqui neste mundo.

A filosofia secular influenciando a igreja a se tornar independente do seu Senhor e Salvador, assemelhando-se á Adão, rejeitando o Senhorio de Jesus, tentando salvarem-se através de obras mortas, tais como rituais, formalidades, teologia da prosperidade, campanhas etc.

Heb. 9.22 “De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.”

Vestes de Arrependimento

Luc. 15.21-22 “O filho lhe disse: Pai pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés”.

O arrependimento nos leva a tomar atitude, a derramar lágrimas, e chorar o choro de alegria, pois encontramos com o amor do Pai nos convidando novamente a sentar em sua mesa, para curar as feridas, feitas pelo pecado aliviar o nosso peso, alegrar novamente conosco.

O resultado é a GRATIDÃO A mulher pecadora que ungiu O Senhor Jesus Cristo Luc. 7.36-38

Consertando a vida Ex. Zaqueu, o publicano Luc. 19. 1-10

Uma pergunta para nós que tipo de vestes, estamos vestidos nestes últimos tempos como igreja, como pessoas, em nosso lar?

Será a veste de folhas de figueira, justiça própria? Ou a veste do eleito de Deus?

Jesus Cristo responde pelo fruto se conhece a árvore. Mat. 12.33-37

Jesus disse: Vós sois a luz do Mundo Mat. 5.14-16

E necessário que vistamos as vestes dos eleitos de Deus, pois para isto fomos chamados, para andar após o Senhor Jesus, como santos, isto é separados deste mundo, contudo vivendo nele, amados de ternos afetos de misericórdia, isto é amor das entranhas, aplicando a misericórdia que é igual miséria mais coração, agindo com o nosso próximo amando-o de tal forma como amamos a nós mesmo, isto é muito difícil, mas somos capacitados pela Graça de Deus a agir assim, o sacrifício de Jesus Cristo na cruz tem este poder, pois foi olhando para Jesus Cristo que os apóstolos transformam o mundo de então, só no império Romano havia aproximadamente 50 milhões de habitantes, pois todo o império foi impactado pela vida vivida dos seguidores de Jesus Cristo, eles vestiram estas vestimentas da eleição, era Deus agindo entre os homens através deles, agiam com amor, humildade, com sinceridade.

Lembremos de que fomos chamados por Deus para vestirmos estas vestes, as quais são os atributos de Deus, pois com estas vestes agimos como embaixadores do Reino de Deus aqui neste mundo > isto é Deus em nós é Ele estabelecendo a sua morada em nós.

Devemos ser ricamente agradecidos por nos conceder esta dádiva, de poder estar na Sua Presença e receber o Seu consolo, a sua orientação, saciando assim a nossa alma cansada, muito obrigado Senhor meu Deus. Eu te Amo

Ribeirão Preto, 04 de julho de 2011

Pr. José Eymard

Um comentário:

  1. graça e paz, mensagem tremenda, fui abençoado, grandiosamente com esse post, que continue te abençoando, de uma forma especial...... em cristo

    PR CRISTIANO BANDEIRA - GRAVATAI - RS

    ResponderExcluir